Arquivos SWF passarão a ser indexados pelo Google e Yahoo
Finalmente a tão famigerada e aguardada solução pelos desenvolvedores RIA e SEO especialistas vem a tona.
Em um novo passo na tecnologia de buscas, a Adobe está trabalhando com o Google e Yahoo! para tornar possível a busca online por arquivos Flash. O projeto permitirá que as buscas de conteúdo em Flash retornem textos e links, que podem ser indexados, e assim disponíveis em resultados de buscas para os usuários.
Conteúdo de uma aplicação em Flash ou até mesmo um jogo ou anúncio estará disponível para os mecanismos de busca. Páginas contendo um arquivo Flash .swf serão retornadas em uma busca. O Google já implementou este recurso, enquanto que o Yahoo! o habilitará em uma futura versão.
O que isso representa para os desenvolvedores e mais ainda para as empresas? Um maior surgimento de aplicações RIA baseadas na platforma interativa que o Flash Player proporciona e também futuros e-commerces dominados ai pela malha do ajax.
Já para imagens e vídeos, nada foi decidido. Na descrição do próprio Google: "Se seus arquivos Flash incluem apenas imagens, não iremos reconhecer ou indexar qualquer texto que apareça nestas imagens. De forma similar, não iremos gerar nenhum texto âncora para botões em Flash que iniciem alguma URL, mas que não tenham texto associado. Note também que não indexaremos arquivos FLV, como vídeos reproduzidos no YouTube, porque estes arquivos não contém elementos de texto."
Fontes: Baboo, IgorCosta
1 comentários
5 de julho de 2008 às 11:00
Opa vamos sim fazer a parceria